IUTAM: O NIDF recebeu a Diretoria e os membros do Comitê Executivo da União Internacional de Mecânica Teórica e Aplicada (IUTAM)

O Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) da COPPE/UFRJ, recebeu em 22/7 a Diretoria e os membros do Comitê Executivo da União Internacional de Mecânica Teórica e Aplicada (IUTAM).

A visita faz parte da programação do encontro anual da Diretoria da IUTAM que está reunida, pela primeira vez no Brasil, para concluir os detalhes da organização do congresso internacional ICTAM 2020, que ocorrerá entre 23 e 28 agosto em Milão, na Itália. Na ocasião, os visitantes aproveitaram a oportunidade para conhecer a infraestrutura e as pesquisas desenvolvidas no NIDF e seus laboratórios associados.

A Magnífica Reitora da UFRJ, professora Denise Carvalho, e o decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Suemitsu conduziram a abertura do encontro. As equipes dos projetos de pesquisa do NIDF apresentaram equipamentos incluindo um separador cilíndrico gás-líquido, um separador gravitacional gás-líquido, e experimentos de passagem de escoamentos em golfadas através de bombas centrífugas. Após as atividades no NIDF, o grupo seguiu para o Jockey Club Brasileiro onde foi recebido por representantes da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), que promoveu um evento de boas-vindas.

A IUTAM foi fundada em 1922 por iniciativa de Theodore von Kármán, professor alemão que realizou uma conferência em Innsbruck para discutir questões sobre hidrodinâmica e aerodinâmica. Atualmente a IUTAM conta com a participação de 49 países e 22 organizações afiliadas. O Brasil é representado pela ABCM, que possui dois votos nas Assembleias Gerais.

A entidade possui como missão conectar profissionais e organizações engajadas em pesquisas relacionadas aos campos da mecânica teórica e aplicada e das ciências afins; promover eventos internacionais, além de incentivar inovações tecnológicas neste campo da engenharia.  O Bureau (diretoria) da IUTAM é composto pela Profa. Nadine Aubry, reitora da Tufts University e presidente da entidade, pelo professor Viggo Tvergaard, vice-presidente e os professores Peter Eberhard e Henryk Petryk, respectivamente tesoureiro e secretário geral. Os outros membros do Bureau são os professores Norman Fleck (Cambridge University, Reino Unido), Bernhard Schrefler (University of Pavoda, Itália), Irina Goryacheva (Academia Russa de Ciências) e Atila Freire (UFRJ).

O comitê executivo do ICTAM é composto pelos professores Robert McMeeking (Secretário Geral, University of California Santa Barbara), Leslie Banks-Sills (Tel Aviv University), Bruno Eckhardt (Philipps-Universität, Marburg), Jacques Magnaudet (Institut de Mecanique des Fluides de Toulouse, França), Gabor Stepan (Budapest University, Hungria) e Alberto Corigliano (Politecnico di Milano, Itália).