NIDF lança simulador multipropósito de escoamentos multifásicos

Projetado com uma interface simples e intuitiva, o GALIA é um simulador polivalente que fornece dados de referência para escoamentos multifásicos em tubos retos. O programa, totalmente desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF), é uma ferramenta voltada para o uso acadêmico e é disponibilizada gratuitamente.

O GALIA pode ser usado para gerar dados para cálculos de engenharia, mas é especialmente útil para fornecer dados rápidos de referência em modelos clássicos para escoamentos em padrões de bolhas, de golfadas e estratificados. Os métodos de predição incluem um modelo homogêneo, um modelo de fluxo relativo, modelos de célula unitária, um modelo estatístico de transporte, um modelo de acompanhamento de golfadas e um de captura de golfadas. Recursos especiais para a previsão de erosão e formação de incrustação também estão disponíveis.

O projeto levou cerca de um ano e meio para ser completado e, segundo seus desenvolvedores, o GALIA é um projeto acadêmico patrocinado pelo próprio NIDF, não possui fins comerciais e pretende ser uma ferramenta prática para uso acadêmico. As implementações disponíveis no GALIA foram previamente introduzidas no âmbito de teses (doutoramento e mestrado) e em trabalhos de conclusão de cursos de engenharia orientados pelos professores do NIDF. Os modelos preditivos foram rigorosamente verificados e validados para gerar dados confiáveis.

A versão beta 0.1.1 está disponível para download, mas a equipe já estuda incluir novas funcionalidades como, por exemplo, escoamentos com injeção de fluido na parede e escoamentos de fluidos não-Newtonianos em futuras atualizações do programa.

Clique aqui e baixe agora a versão gratuita do GALIA.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *