NIDF apresenta cinco trabalhos no COBEM 2023

O Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) participou do 27th International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2023) realizado entre os dias 4 e 8 de dezembro em Florianópolis, Santa Catarina. Este ano o COBEM, principal evento promovido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM), teve como tema a “Engenharia Mecânica – Adaptando o Futuro” e abordou o papel da engenharia mecânica na formação e implementação de ideias para resolver os problemas de hoje e criar futuros possíveis. 

Os pesquisadores do NIDF participaram das apresentações orais do COBEM com cinco trabalhos. O pesquisador Robert Jäckel expôs o “Statistical features and transition dynamics of coherent organizational states in turbulent pipe flow at moderate Reynolds numbers” na sessão temática “Fluid Mechanics and Rheology”. 

Os trabalhos “Study of calcium carbonate deposition inside a plate heat exchanger” da mestranda Karolyna Gomes; “Experimental investigation of the effect of scale inhibitors on the pressure drop and on the deposition inside hydrocyclones” da pesquisadora Juliana Gonçalves; “Investigation of a magnetic anti-scaling device for fouling mitigation in valves” do pesquisador Daniel Imbelloni e “Study of inorganic fouling deposition in a hydrocyclone: comparison between numerical simulation and experimental results” do mestrando Andrei Hünemeyer Dullius participaram da sessão “Offshore and Petroleum Engineering”.

Para Daniel Imbelloni, “foi muito gratificante ter sido selecionado para apresentar um dos trabalhos elaborados no NIDF e mostrar a excelência das pesquisas desenvolvidas pelo laboratório”. Para ele, a participação em congressos é uma excelente oportunidade de apresentar as pesquisas que o NIDF está desenvolvendo. “Eventos como o COBEM permitem à equipe observar a utilização de diferentes técnicas sendo aplicadas em outras pesquisas. O contato com outros profissionais da área acadêmica e da indústria é importante para o nosso aprendizado e crescimento profissional”, conclui o pesquisador.

Neste ano o COBEM recebeu cerca de 1.500 participantes entre cientistas, pesquisadores, professores, engenheiros e estudantes que se reuniram para discussões sobre teoria, aplicação, novos métodos experimentais e numéricos, estruturas inteligentes, tecnologia da informação, eficiência energética, mecânica molecular, entre outros assuntos. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *