NIDF presente no ROG.e2024

O Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) esteve presente no ROG.e2024 realizado no Boulevard Olímpico no Centro do Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 26 de setembro. Um dos maiores eventos globais de energia do mundo que apresenta as principais mudanças do mercado e traz experiências relacionadas a tecnologia, sustentabilidade, transição energética, entre outros assuntos. A participação de especialistas e de grandes empresas do setor garantem aos participantes networking e uma rica troca de conhecimento.

Os pesquisadores Adão Gonçalves e Matheus Gomes prestigiaram o estande da Equinor e também apresentaram o estudo sobre “Fluid dynamic and chemical evaluation of carbonate scaling in formation water with very high salinity and extreme calcium concentration” que consiste na avaliação fluidodinâmica e química da incrustação de carbonato de cálcio em águas com salinidade extrema. O trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores do NIDF em parceria com a Equinor.

Os pesquisadores do NIDF apresentaram o artigo durante o ROG.e2024

A Galp expôs em seu estande o protótipo do RovScan, um robô submarino operado remotamente para a inspeção de tubulações de Oil & Gás no offshore. A parte interna do modelo foi produzida em resina pela impressora de Polyjet Object 1000 Plus do Centro Integrado de Manufatura Aditiva (Cimad) do NIDF, já a parte externa do protótipo foi impressa pelo Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LabMens).

Parte interna do RovScan da Galp impressa em resina pela impressora de Polyjet Object 1000 Plus do Centro Integrado de Manufatura Aditiva (Cimad) do NIDF

Parte externa do protótipo RovScan foi impressa pelo Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LabMens).


Para Adão Gonçalves a participação no ROG.e2024 ofereceu a oportunidade de criar uma rede de contatos com fornecedores da indústria de petróleo e gás, além de aumentar o conhecimento sobre as novas tecnologias que estão sendo utilizadas no processo de exploração e de transição energética no país e no mundo.

Adão Gonçalves e Matheus Gomes com William Godoy coordenador do projeto Equinor