Notícias
O NIDF participou da Jornada de Escoamentos Multifásicos (JEM 2025) que foi realizada entre os dias 31 de março e 4 de abril na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, em SP. Voltado para pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação com interesse no campo de escoamentos multifásicos, o evento foi uma grande oportunidade de aprendizagem e troca de experiência profissional com especialistas nacionais e internacionais.
A coordenadora do NIDF, professora Juliana Braga Rodrigues Loureiro, ministrou o minicurso “Experimentação com escoamentos multifásicos” que abrangeu técnicas ópticas que são estado da arte na caracterização de escoamentos multifásicos. Estas técnicas fornecem dados com alta resolução espacial e temporal e possuem a vantagem de serem não intrusivas.
Andrei Hünemeyer Dullius, estudante de mestrado do NIDF, apresentou o trabalho “Mitigation of calcium carbonate scaling using a magnetic device in oil production systems” que aborda utilização de campo magnético para prevenir a formação de incrustação em um escoamento multifásico de soluções salinas e óleo. Por seu artigo, Andrei conquistou o primeiro lugar na categoria estudante de pós-graduação do prêmio Thorlabs e o trabalho foi eleito com um dos seis melhores apresentados na JEM 2025.



