Notícias

NIDF apresenta seis trabalhos no Enahpe 2025

  • O Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) participou do Encontro Nacional de Construção de Poços de Petróleo - Enahpe 2025 - realizado entre os dias 4 e 7 de agosto em Campina Grande, na Paraíba. Organizado a cada dois anos, o evento é voltado para pesquisadores, profissionais da área e estudantes que atuam ou possuam interesse nas atividades da engenharia de poços e petróleo com a proposta de promover discussões sobre avanços científicos e tecnológicos, visando fortalecer a integração entre academia e indústria.

  • Descrição da Imagem
  • Nesta edição do Enahpe o NIDF apresentou os seguintes trabalhos: "Evaluation of the hydrodynamic behavior of orifices in scaled condition" estudo do doutorando Paulo Henrique de Sousa Silva; "Assessment of distributed acoustic sensing for elongated bubble characterization in air-water two phase-flow: A comparison with local sensors" do pesquisador Juan Lopez Vargas;"Scale formation roughness evaluation from darcy friction" do mestrando Eduardo David; "Investigação experimental das variáveis que atuam na incrustação inorgânica de salmouras hipersalinas" do pesquisador Bruno F. Ribeiro; "Desempenho à erosão de revestimentos de carbono tipo diamante (DLC) em escoamentos multifásicos gás-sólido e líquido-sólido" da doutoranda Dayanne Martins e "Scaling behavior of calcium carbonate in high-calcium-concentration brines: A large-scale study" pesquisa desenvolvida por Bruno Lopes.

  • Descrição da Imagem
  • Para Bruno F. Ribeiro, aluno do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe e pesquisador do NIDF há um ano, considera a participação no Enahpe como um marco na sua trajetória acadêmica e profissional. "Pude assistir palestras proferidas por profissionais de empresas de alto nível e conhecer diversas soluções tecnológicas para os desafios da indústria do petróleo. A interação com outros profissionais e pesquisadores ajuda a criar um networking que favorece a troca de informações e experiências que vão contribuir muito para meu trabalho na buscar soluções para problemas da área de incrustação inorgânica", conta Bruno.

  • Descrição da Imagem
  • Dayanne Martins, pesquisadora DTI do time de erosão do NIDF, o Enahpe foi uma experiência enriquecedora porque ofereceu uma oportunidade para a troca de conhecimentos com pesquisadores que trabalham em projetos similares e também com objetos de estudo diferentes. "Esse contato ajuda a dar visibilidade ao estudo que estamos desenvolvendo, estimula novas ideias e pode gerar colaborações em trabalhos científicos no futuro. E para o NIDF, a participação em eventos como esse reafirma o compromisso do laboratório com a produção científica de qualidade e a integração com comunidade acadêmica nacional", concluiu a pesquisadora.

  • Data: 12-08-2025
    Autor(a): Marcia Ehmann