NIDF se destaca no IX ENAHPE

Andrei Hünemeyer Dullius conquistou o primeiro lugar na categoria mestrado do student contest

A equipe de pesquisadores do NIDF participou no IX Encontro Nacional de Construção de Poços de Petróleo e Gás (ENAHPE) que foi realizado entre os dias 14 e 17 de agosto em Matinhos, no Paraná. Na programação do evento palestras e minicursos ministrados por profissionais de empresas como Petrobras, SIMWORKX, Vallourec, Italmatch e de acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), entre outras instituições.

Andrei Hünemeyer Dullius faturou o primeiro lugar do student contest na categoria “mestrado”

Ao todo o NIDF apresentou sete posters relacionados às áreas de fluidos e hidráulica, incrustação em poços e técnicas e equipamentos de perfuração e completação. Além de participar do” student contest”, uma premiação de trabalhos acadêmicos dividas em três categorias – graduação, mestrado e doutorado; que o mestrando Andrei Hünemeyer Dullius conquistou o primeiro lugar apresentando o artigo vencedor para o público do evento.

Os trabalhos apresentados foram: “Deposição inorgânica de carbonatos em águas de formação de alta complexidade”; “Determinação do início de precipitação de asfaltenos pela adição de n-alcanos por espectroscopia FT-NIR”; “Mitigação de incrustação por dispositivos magnéticos em tubulações e válvulas de completação”; “Efeitos da erosão em válvulas de completação inteligente”; “Investigação experimental da influência da temperatura no fenômeno de incrustação de carbonato de cálcio formado em um escoamento interno a alto Reynolds”; “Investigation of effective MIC in the presence of magnetic fields to mitigate CaCO2 fouling in hidrocyclones” e “Efeito da concentração na velocidade das partículas e erosão em junções Tê”.

Para a pesquisadora Juliana Gonçalves a participação da equipe do NIDF em eventos como o ENAHPE é fundamental. “Esses eventos permitir ao NIDF apresentar o trabalho de excelência realizado pelo seu time de pesquisadores. Além de possibilitar a avaliação do resultado dos nossos projetos em relação às outras instituições, a troca de conhecimento sobre o processo ou o uso de materiais em estudos semelhantes contribui para implementar melhorias ou despertar a atenção para pesquisas futuras e, é claro, fazer networking com profissionais e empresas do setor de óleo e gás”, conclui Juliana.