NIDF inicia cooperação técnica com UTFPR

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, pesquisadores e engenheiros do Laboratório de Tecnologia em Sistemas de Sensores (LTSS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estiveram no NIDF para iniciar a cooperação técnica entre os laboratórios.

Foram realizados diversos ensaios com uso de sensores de fibra óptica para processamento de sinais em escoamentos multifásicos. Essa é uma tecnologia moderna e complexa adotada pela indústria offshore para medir a vibração, o som e a temperatura da mistura que pode conter duas ou mais fases compostas por óleo, gás e água em tubulações.

Para Guilherme Heim Weber, pesquisador do LTSS, os dois laboratórios desenvolvem pesquisas para a Petrobras na mesma área de estudos. Por meio da colaboração entre as equipes, os estudos desenvolvidos na área de convergência dos projetos poderão apresentar dados mais robustos e informações complementares mais detalhadas. Essa foi a nossa primeira visita ao NIDF de uma série de outras que faremos ao longo deste ano, completou Weber.

Segundo Alessandro Eronides, um dos pesquisadores e responsáveis pelo projeto “Modelagem, Simulação e Ensaios de Fluxos Multifásicos” do NIDF, o primeiro encontro com o grupo do LTSS foi muito produtivo. “Conhecemos as técnicas de instalação da fibra óptica para o Distributed Acoustic Sensing (DAS) e os resultados dos dados experimentais gerados nos ensaios realizados na primeira visita foram muito interessantes”, conclui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *